Indicados para instalação em atmosferas potencialmente explosivas, principalmente nas industriais químicas e petroquímicas, pois como não possuem estágio de saída comutando potências elevadas, podem ser construídos segundo as Normas de Segurança Intrínseca, que preveem a manipulação de baixa energia elétrica, evitando a detonação da atmosfera por faíscas elétricas.
Os sensores indutivos Namur (versão com cabo) possuem a traseira iluminada, proporcionando melhor visibilidade no acionamento do sensor, mesmo a longas distâncias.
Aprovados junto ao INMETRO / Cepel para utilização também em atmosferas explosivas de Poeiras Combustíveis, encontradas em diversos tipos de indústrias, tais como: moveleira, têxtil, armazéns e silos de armazenamento de grãos ou farelos e áreas portuárias, etc.
As poeiras combustíveis podem ser formadas, como por exemplo, na manipulação de: soja, milho, trigo, cevada, cacau, algodão, fiapos de algodão, linho, juta e sisal, poeiras metálicas magnésio e alumínio, poeiras de carvão vegetal, carvão mineral, coque de petróleo e negro de fumo, poeiras de produtos químicos, etc.
|